sábado, 26 de abril de 2014

Quando as descobertas não concordam com nossas teorias

Conforme os anos passam e as novas descobertas se acumulam, mais evidências aparecem de que o nosso Sistema Solar tenha uma origem diferente daquela que se acredita. Embora eu tenha me acostumado com esta situação - mas sempre com um aperto no coração ao ver que Dr. Junqueira sabia disso mas não foi ouvido - é sempre interessante ver como as coisas andam sem chegar a nenhum destino.
Por exemplo, veja neste artigo recente da Scientific American:
http://www.scientificamerican.com/article/new-dwarf-planet-has-most-distant-trajectory-known/?&WT.mc_id=SA_DD_20140327
Aqui se apresenta a descoberta de mais um planeta-anão, numa órbita inesperada além dos limites do que se acreditava ser a fronteira do nosso Sistema Solar. Veja esta frase que tirei do artigo: “It goes to show that there’s something we don’t know about our Solar System, and it’s something important”
Sem dúvida é importante... se não entendemos como tudo começou, o que vem depois só pode parecer não fazer sentido. A questão aqui é: por que existem tantos e tão estranhos objetos nos limites do Sistema Solar? Na teoria de Dr. Junqueira a explicação é imediata. Mas se você não considera que o Sol foi um sistema binário, então fica muito mais difícil de explicar tudo.
Mas tem mais. Vejam esta outra frase do artigo: "One leading hypothesis proposes that in the Solar System’s infancy, a nearby star gravitationally perturbed the coalescing system and dragged some fragments out towards the edge."
Está ficando interessante. Um dia, cedo ou tarde, a academia vai achar a explicação mais simples para tudo isso.
Que o legado do Dr. Junqueira sobreviva até lá, seja por este blog ou por alguma outra evidência desta importante descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário