sábado, 3 de novembro de 2012

O legado de Dr. José Luiz Junqueira

Dos elementos importantes da minha vida nada supera a experiência que vivi muitos anos atrás, uma lembrança fascinante que se tornou parte do que sou e que supera todas as conquistas que eu viria a ter. Conheci e trabalhei com um Grande Homem da Ciência, um gênio que fez uma descoberta essencial sobre o Universo.
Eu estava presente quando ele redesenhou o que sabemos sobre a formação do Sistema Solar. Mais que isto, vi a genial linha de raciocínio que levou este mesmo mecanismo a uma visão universal sobre a formação de todos os sistemas que conhecemos. Uma idéia tão simples que encantava. Mas uma idéia tão distante das pesquisas atuais da ciência da academia que não obteve o espaço merecido na História. Ainda.
Este homem é o Prof. Dr. José Luiz Junqueira, que ajudei enquanto terminava meu curso de graduação no final da década de 1980. Uma pessoa absolutamente única, excêntrica, genial, bondosa, com raciocínio complexo e veloz, com uma cultura inigualável. Um filósofo da natureza, como muitas vezes se auto-designou.
Ele acumulou uma cultura clássica que o fez resgatar as questões há muito esquecidas pelo pensamento científico da época. E acompanhou muitos dos trabalhos de vanguarda da época. A combinação destes dois fatores o colocou numa fronteira do conhecimento que ele chegou sozinho e que presenteou a todos nós com uma descoberta que resta ainda ser de fato reconhecida pelo mundo. O mundo descobrir Dr. Junqueira será muito mais desafiador do que o Dr.Junqueira descobrir como nosso Sistema Solar surgiu.
Foram anos intensos e inacreditáveis. Eu fui testemunha de grandes momentos desta jornada. Fui chamado por ele para ajudar na computação do modelo que ele suspeitava ter dado origem ao Sistema Solar. Conseguimos rapidamente repetir num computador a criação de um sistema que era literalmente e com uma precisão numérica elevada um sistema de planetas que, para todos os efeitos, era o nosso conhecido Sistema Solar. Todos os planetas estavam lá. E luas e asteróides. Estavam ali características conhecidas e muitas que somente seriam confirmadas depois. Sabíamos mais sobre o passado e sobre o presente do nosso sistema do que os cientistas da época. Mas o mais incrível viria a seguir, quando o Dr.Junqueira habilmente associaria este mesmo mecanismo a formação das estrelas, supernovas, galáxias e até a todo o Universo.
Trabalhar com o Dr.Junqueira foi testemunhar a criação de uma teoria sofisticada mas muito simples - e por isso mesmo tão poderosa. Minha contribuição, dando capacidade de computação para simular estas idéias, mudou a forma de eu pensar sobre tecnologia e ciência e teve profundas influências na minha vida. Não sem menor importância, ter sido orientado por ele num momento tão importante de minha vida fez desta uma experiência transformadora.
Viajei com ele em 1990 para apresentar estas surpreendentes descobertas ao mundo científico. Estivemos em Austin aonde fizemos uma histórica palestra no Departamento de Mecânica Celeste da Universidade do Texas para uma platéia que incluía alguns dos maiores pesquisadores da época. O que deveria durar uma hora se estendeu por uma tarde onde vi a estupefação de uma comunidade inteira diante de uma descoberta que mudaria muitas idéias nas quais se apoiavam nosso conhecimento.
Mas ousar diante da academia, eu descobriria naquele dia, não era possível. E estas descobertas ainda não foram reconhecidas. Sequer foram de fato analisadas com profundidade. Eram idéias inesperadas e que abalariam boa parte da produção científica moderna sobre o assunto. E foi, por isso mesmo, arquivada respeitosamente.
Eu segui minha vida, ao mesmo tempo engrandecido por estas experiências mas também determinado a seguir afastado da academia que, pelo que eu vi, não seria o meu local. E seguindo um sonho de infância - e com todo o apoio do Dr. Junqueira - criei a empresa que dirijo até hoje, duas décadas depois.
Recentemente Dr. Junqueira faleceu. De testemunha, passei a guardião destas descobertas. Ninguém conhece a teoria de Dr. Junqueira como eu. Ninguém viveu aqueles momentos como eu o fiz. Não há homenagem maior que eu possa dar a ele - e maior contribuição à humanidade - do que resgatar e divulgar estas fascinantes descobertas. E um dia, décadas adiante, quando o mérito for dado a ele, terei realizado meu trabalho.
Uma perda imensa para mim, para os amigos e fundamentalmente para a família de Dr.Junqueira que ele tenha partido com apenas 73 anos. Que eu tenha a capacidade de eternizar seu trabalho para que sua vida e sua pesquisa sejam uma contribuição ao conhecimento científico universal.

Maurício Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário